Siga-nos pelas redes sociais.Siga-nos pelas redes sociais. Clique para voltar a pgina inicial! Clique para ir para a pagina da UNISEPE
Ciências Biológicas

Gênese do Curso

O Curso de Ciências Biológicas- Licenciatura tem como missão principal preparar profissionais capacitados para o exercício do magistério no Ensino Fundamental e Médio. O licenciado poderá suprir a carência de docentes nas disciplinas de Ciências e Biologia nas escolas públicas e particulares do Vale do Ribeira. O Curso de Ciências Biológicas – Bacharelado, buscará a formação de profissionais competentes, aptos para inserção em setores da vida produtiva, que possam contribuir para o desenvolvimento da sociedade regional e brasileira, críticos, participantes ativos em suas comunidades e estabelecendo com esta uma relação de reciprocidade. Esta missão estará sempre alicerçada na busca do atendimento da responsabilidade social que acompanha o curso.

Gênese do Curso

O perfil dos egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas deve ser caracterizado por uma formação básica, ampla e sólida na construção do conhecimento na área biológica, no que diz respeito a conceitos, princípios e teorias, bem como a compreensão do significado das Ciências Biológicas para a sociedade e da sua responsabilidade como educador nos vários contextos de sua atuação profissional, consciente do seu papel na formação de cidadãos. O egresso do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas deve ser consciente da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade, políticas de saúde, meio ambiente, biotecnologia, bioprospecção, biossegurança, na gestão ambietal, tanto nos aspectos técnicos-científicos, quanto na formulação de políticas, e de se tornar agente transformador da realidade presente, na busca de melhoria da qualidade de vida. Os egressos de ambas modalidades devem estar sintonizados com a realidade regional, possuindo conhecimentos referentes à questão do meio ambiente e da biodiversidade e conscientes das suas responsabilidades como agentes de transformação para uma nova visão ambiental.

Gênese do Curso

Como consequência da formação humanística e técnica adotada pretende-se que o profissional biólogo formado pelas Faculdades Integradas do Vale do Ribeira deverá ter as seguintes competências e habilidades, considerando como foco principal de um curso de licenciatura a formação técnico-específica e humanística de um profissional capacitado para atuar no processo ensino-aprendizagem em diversos níveis de educação pode-se destacar:

  • 1) Competências quanto à formação do cidadão: competências referentes ao comprometimento com os valores inspiradores da sociedade democrática, à compreensão do papel social da escola, ao domínio dos conteúdos a serem socializados, de seus significados em diferentes contextos e de sua articulação interdisciplinar.
  • 2) Competências quanto à formação do professor: Competências referentes ao domínio do conhecimento pedagógico, ao conhecimento de processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica e referentes ao gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional.
    O Bacharel em Ciências Biológicas devera possuir as seguintes competências e habilidades
  • 1) Atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas das Ciências Biológicas, comprometendo-se com a divulgação dos resultados das pesquisas em veículos adequados para ampliar a difusão e ampliação do conhecimento;
  • 2) Utilizar o conhecimento sobre organização, gestão e financiamento da pesquisa e sobre a legislação e políticas públicas referentes à área;
  • 3) Entender o processo histórico de produção do conhecimento das ciências biológicas referente a conceitos/princípios/teorias;
  • 4) Aplicar a metodologia científica para o planejamento, gerenciamento e execução de processos e técnicas visando o desenvolvimento de projetos, perícias, consultorias, emissão de laudos, pareceres etc., em diferentes contextos,
  • 5) avaliar o impacto potencial ou real de novos conhecimentos/tecnologias/serviços e produtos resultantes da atividade profissional, considerando os aspectos éticos, sociais e epistemológicos.

Gênese do Curso

O projeto institucional da UNISEPE inclui, permanentemente, a busca efetiva do desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação superior como resposta às necessidades sociais da região na qual a instituição está inserida.

As Faculdades Integradas do Vale do Ribeira, como instituição de educação superior, têm por objetivo:

  • I - formar de profissionais e especialistas de nível superior;
  • II - realizar de pesquisas e o estímulo de atividades criadoras;
  • III - promover a extensão do ensino e da pesquisa à comunidade mediante cursos e serviços especiais.

Com relação à questão ambiental e ao desenvolvimento econômico, percebe-se a necessidade de uma conscientização de forma que a médio e longo prazo seja possível ocorrer uma mudança de comportamento, porque ao se repensar a vocação da região, percebe-se que as autoridades constituídas passam a valorizar o turismo ecológico como uma possibilidade econômica viável.

Para que isso possa acontecer, é necessário que os futuros educadores e pesquisadores sejam formados visando este objetivo, e que num primeiro momento eles sejam os incentivadores da construção do conhecimento da região desde os limites territoriais até às características geográficas, econômicas e políticas, mas sobre tudo da flora, fauna e solo.