INICIAÇÃO CIENTÍFICA

     A Iniciação Científica (IC) é a realização por parte dos alunos de graduação, de projetos de pesquisa, de estudos de casos e/ou estudos dirigidos, visando uma primeira experiência no universo da pesquisa científica.
Cada projeto ou estudo dirigido pode contemplar aspectos teóricos, computacionais e/ou experimentais, traduzidos em Resumos, Resenhas, Relatórios Científicos ou Artigos Científicos.
     A atividade de IC permite o contato direto com a atividade de pesquisa, bem diferente do aprendizado de disciplinas do curso de graduação. É o momento da integração teórico-prática, em que não apenas se estuda um tópico novo, mas se aprende a pensar de forma criativa e a resolver problemas, além de se socializar o conhecimento adquirido, seja no meio acadêmico como junto à comunidade.
     A experiência em IC é importante para quem pretende seguir a pesquisa acadêmica em stricto sensu e para aqueles que pretendem ampliar seus conhecimentos, revendo-os ou atualizando-os permanentemente.
Além disso, a IC pode servir como pressuposto de educação continuada, como cursos de pós-graduação, com características e particularidades próprias de inovação.
     A Unidade de Ensino considera ainda que a atividade de IC é um dos diferenciais fundamentais na graduação, recomendando-a a todos os seus alunos de graduação.
Como incentivo, todos os discentes de IC, têm direito ao aproveitamento das horas dispendidas como atividades extensionistas devidamente certificadas, que poderão constituir-se em algo a mais na sua futura área de atuação.

São objetivos do Programa de Iniciação Científica da Unidade de Ensino:

Em relação à Instituição:


a) Contribuir para a sistematização e para a institucionalização de Práticas Investigativas e de Revisão Bibliográfica, no âmbito da Unidade de Ensino;
b) Propiciar condições institucionais e de incentivo para o atendimento aos projetos de investigação científica;
c) Colaborar para que as ações institucionais sejam mais produtivas e inéditas na elaboração e divulgação do saber.

Em relação aos discentes:


a) Despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais pela sua efetiva participação em projetos de investigação científica;
b) Proporcionar subsídios de metodologia científica, estimulando o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade;
c) Despertar uma nova mentalidade em relação às atividades de investigação;
d) Preparar o discente participante da IC para o acesso à Pós-graduação;
e) Fomentar a produção acadêmica dos discentes das Unidades de Ensino;

Em relação aos docentes:


a) Estimular o corpo docente a engajar os estudantes interessados no desenvolvimento de práticas investigativas e de revisão bibliográfica, otimizando a capacidade de orientação e investigação na Unidade de Ensino;
b) Estimular o aumento da produção científica dos docentes;
c) Contribuir para a qualidade do processo ensino/aprendizagem.

No Geral:

  1. Garante mais visão de mundo ao discente;
  2. Incentiva acadêmicos a participar de Eventos e Congressos sobre a sua área de estudos;
  3. Melhora a concentração e a organização da vida acadêmica;
  4. Ensina, pela prática, a lidar com os imprevistos;
  5. Estimula o desenvolvimento do espírito crítico e da criatividade;
  6. Maiores informações entre o docente e o discente.


Portaria:


Portaria 18 /2013

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